quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Outubro Rosa



Seguindo a idéia do Noiva.com, a irmã da Noiva também está aderindo ao outubro rosa.

O texto é do site do Instituto de Mama do Rio Grande do Sul - IMAMA

O mês de outubro será de conscientização sobre o câncer de mama no Rio Grande do Sul. As ações do movimento Outubro Rosa, mobilização promovida no Estado pelo IMAMA – Instituto da Mama do RS, incluem a iluminação em cor-de-rosa, cor da causa, de monumentos e prédios. A programação do mês, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença, conta também com oficinas e eventos públicos em praças.

O movimento foi lançado na noite do dia 01 de outubro, no Memorial do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110), em Porto Alegre. Neste dia, as luzes da causa também iluminaram a Igreja de Confissão Luterana do Brasil, em Cachoeira do Sul - a cidade levará as luzes também para o monumento Châteua d"Eau, no dia 02, e para a Igreja São José, no dia 03.

Em Porto Alegre, no dia 05 iniciou a iluminação da loja Panvel Megastore (24 de Outubro, 742), que segue até o final do mês, dia 31. No dia 08, é a vez de Bento Gonçalves dar início à iluminação do prédio da Prefeitura Municipal, que se estende até dia 18. No dia 10, canhões de luz serão acesos na Igreja Matriz, em Triunfo. E, de 15 a 18, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, recebe as cores da causa.

Já, no dia 17, a Unidade Regional do IMAMA de Bento Gonçalves realizará a 5ª Caminhada das Vitoriosas no município, que reúne mulheres que passaram pelo câncer de mama, amigos, familiares e apoiadores da causa para mostrar que a doença tem cura. A concentração será às 9h, na Praça Aquiles Mincarone.

Com o objetivo de promover a educação para a saúde integral, o IMAMA também promoverá o Dia do Autocuidado, com edições em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Triunfo, no dia 24/10. Na capital, serão montadas tendas temáticas no Parque Germânia, onde serão abordadas questões importantes sobre os cuidados com a saúde. Em Bento Gonçalves, as tendas serão armadas na Via Del Vino.

O movimento Outubro Rosa acontece paralelamente em diversos estados brasileiros, coordenado pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Como

No Rio de Janeiro, por exemplo, luzes cor-de-rosa iluminaram o Cristo Redentor.


O Outubro Rosa iniciou com uma ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que tomou proporções mundiais. Monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França, já foram iluminados pela causa.

De 1º a 4 de Outubro o Monumento a Júlio de Castilhos na Praça da Matriz de Porto Alegre ganhou iluminação. Confere como ficou legal:



Cenfiram abaixo a agenda:

08/10
Iluminação e decoração da fachada da CliniOnco
Onde: Rua Dona Laura, 204 – Porto Alegre/RS
Período: 08 a 10 de outubro

Iluminação da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Onde: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 – Bento Gonçalves/RS
Período: 08 a 18 de outubro

10/10
Iluminação da Igreja Matriz de Triunfo
Onde: Rua Marechal Deodoro, 89 – Triunfo/RS
Horário: 18h30

15/10
Iluminação da Fundação Iberê Camargo
Onde: Av. Padre Cacique, 2000 - Porto Alegre/RS
Período: 15 a 18 de outubro

16/10
Exposição de banner da campanha no Espaço Cultural do Aeroporto Internacional Salgado Filho
Onde: Porto Alegre/RS
Período: 16 a 31 de outubro

17/10
5ª Caminhada das Vitoriosas - Bento Gonçalves/RS
Horário:
09:00 – Concentração na Praça Aquiles Mincarone (Igreja Redonda – Bairro São Bento)
09:30 – Saída da Caminhada
10:15 – Chegada em frente à Prefeitura Municipal – Via Del Vino

20/10
Iluminação do Palácio da Justiça
Onde: Praça Marechal Deodoro, 55 - Porto Alegre/RS
Período: 20 a 23 de outubro

24/10
Dia do Autocuidado
O que: serão disponibilizados serviços e informações para incentivar o cuidado integral com a saúde e contribuir para a disseminação da informação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado para a redução dos fatores de risco para a doença.

Onde: Parque Germânia – Porto Alegre/RS
Horário: das 14h às 18h

Onde: Via Del Vino (Rua Marechal Deodoro da Fonseca - Bento Gonçalves/RS)
Horário: das 9h às 12h30

Onde: Praça Bento Gonçalves e em todas as escolas do município
Horário: manhã

Nenhum comentário: