segunda-feira, 5 de maio de 2008

Curiosidades e Superstições

sorte

O bolo
Os romanos costumavam partir uma fatia fina de bolo na cabeça da noiva para assegurar a fertilidade. As migalhas eram recolhidas e guardadas pelos convidados como amuletos de sorte.
Na Inglaterra medieval, o costume era diferente: os convidados traziam pequenos bolos que eram colocados em uma única mesa. No final da festa, os noivos tinham que se beijar por cima da montanha de doces.
Nos Estados Unidos, o primeiro andar do bolo é congelado durante um ano. Na primeira boda, ele deve ser comido pelo casal para celebrar a alegria dos dias vividos e os muitos que ainda virão pela frente.
Vem da França a concepção do bolo de noiva que conhecemos até hoje. Eles foram os primeiros a juntar os diversos bolos em um só e decorá-los com glacê.

Por quê a aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda?
Os egípcios acreditavam que o dedo onde é colocada a aliança possui uma veia que é diretamente ligada ao coração. O formato redondo representa a eternidade (ela não tem começo nem fim), o desejo de vida, a felicidade e o amor eterno.

Tudo branco
Apesar de todo mundo acreditar que a cor branca sinaliza a virgindade da noiva, na realidade, ela é sinônimo de paz e alegria. Na Grécia e na Roma antigas, o povo usava branco em ocasiões especiais como nascimentos e celebrações. Também era comum pintarem seus corpos de branco para as cerimônias de casamentos. Durante séculos o branco foi apenas uma das diversas cores usadas pelas noivas na Europa. Em meados do século XVII, a rainha Vitória, da Inglaterra, apareceu toda de branco em seu casamento e lançou moda. Hoje são raras as noivas que não usam a cor da paz em seus trajes.

Véu = noiva pura
Diz a tradição, que a noiva usa o véu para simbolizar sua virgindade. Por isso, ele é considerado "inadequado" para quem está no segundo casamento.

A fila dos cumprimentos
Não significa apenas educação e etiqueta. Diz a lenda que os convidados devem tocar a noiva e o noivo para receberem sorte. Acredita-se que no dia do casamento, o casal é abençoado por Deus e por isso mesmo pode transmitir bons fluídos para quem tocá-lo.

O noivo carregar a noiva para o quarto
Diz a lenda que se a noiva tropeçar na entrada da casa, a má sorte se abaterá sobre o casal. Para evitar o mau agouro, o noivo deve carregá-la até o leito nupcial.

Pérolas não!
Um colar de pérolas brancas parece o ideal para combinar com o vestido de noiva. Mas, se você for supersticiosa não caia em tentação. Dizem que pérolas são lágrimas. Pelo sim e pelo não, talvez seja melhor não arriscar.

Something old, something new, something borrowed and something blue (algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul)
Em inglês a superstição é uma rima, e diz tudo: você tem que usar pelo menos uma de cada dessas peças para ser feliz.
- o velho simboliza o passado e a continuidade;
- o novo significa optimismo, a esperança e a vida futura;
- o emprestado significa a felicidade que deverá ser partilhada por um casal já casado
- o azul simboliza fidelidade, amor eterno e pureza. Esotericamente, o uso da peça azul visa cortar a inveja das solteiras.

2 comentários:

O Noivo disse...

Poxa essa rima Inglesa bem que poderia terminar com : " Something red " e não " Blue " aposto que teve Gremista nessa História.

Irmã da Noiva: Está tudo muito legal e maravilhoso, adorei tudo.

Tiago Paixão disse...

Noivo Macaco!! Fica na tua!!
Toda a família é gremista