Durante este tempo foram realizadas as compras dos materiais nas melhores grifes da sociedade paulista, primeira prova do vestido da noiva e de quebra Vera Oriente voltou com os vestidos da madrinha Fernanda, também irmã da noiva, e das mães dos noivos encaminhados.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Chique diduê!
Durante este tempo foram realizadas as compras dos materiais nas melhores grifes da sociedade paulista, primeira prova do vestido da noiva e de quebra Vera Oriente voltou com os vestidos da madrinha Fernanda, também irmã da noiva, e das mães dos noivos encaminhados.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
A pergunta que não quer calar
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Casamentos do Mundo – Japão
A lista de convidados é restrita, limitada a apenas os empregadores, a família e alguns poucos amigos – nesta ordem. É muito comum apenas um dos membros da família ser chamado.
As vestes também devem seguir toda a pompa: terno preto com camisa e gravata brancas, para eles, e as mulheres devem usar quimonos ou vestido de gala.
Uma curiosidade sobre o ritual: A noiva chega a trocar de vestido quatro vezes. A preparação da noiva exige a ajuda de pelo menos três assistentes. Pesado, por causa das roupas sobrepostas, o quimono fica completamente amarrado ao corpo e impede qualquer movimento mais ousado.
O objetivo da maquiagem é deixar a pele bem branca. O cabelo some e, no lugar, surge uma peruca, com muitos arranjos. O tsuno kakushi é uma espécie de capuz, que representa a obediência da mulher ao marido. O noivo veste um quimono preto, com o brasão da família. No lugar do sapato, um chinelo com meia branca.
A celebração em si é curta. Na abertura o auxiliar do sacerdote faz a purificação dos participantes com incenso. Sentado sobre as pernas e de frente para o altar, o sacerdote faz uma prece. Não é permitido fotografar ou filmar o altar e o sacerdote. Para celebrar o momento, os noivos devem tomar saquê, em pequenos goles, alternados em três cálices diferentes. A bebida é servida por duas jovens necessariamente virgens, que atuam como assistentes da cerimônia. Este é o momento que se considera o casamento consumado. Depois disso vem a leitura do seishi, o juramento de amor e fidelidade, escrito em japonês antigo. Para encerrar, os noivos fazem uma oferenda aos deuses.
As noivas japonesas usam inúmeros trajes durante a festa. A cada troca de roupa, muda também o penteado e a maquiagem com a mesma freqüência.Acredita-se que as trocas constantes servem para enfatizar a beleza da mulher. E quanto mais quimonos e vestidos diferentes, mais ricas são as famílias.
Os convidados, assim que entram no salão, precisam parar numa mesa logo na entrada para deixar seu presente. O costume é dar dinheiro, guardado num discreto envelope chamado de Noshibukuro. Há até uma espécie de tabela para ser seguida. Amigos devem dar 30 mil ienes; parentes, 50 mil ienes e padrinhos pelo menos 100 mil ienes.
No salão, cada um tem seu lugar predeterminado para sentar, escolhido pelos noivos. A grande diversão da celebração são os discursos. Uma lista interminável de pessoas pega o microfone e solta o verbo em homenagem aos recém-casados. Depois é a vez do par retribuir, lendo cartas para seus pais e fazendo um derradeiro agradecimento pela presença de todos.
A maior curiosidade, no entanto, fica por conta do bolo: como um de verdade não sai por menos de 50 mil ienes, os noivos preferem os feitos do mais puro plástico. Mesmo assim, se resolverem cortá-lo, precisam pagar 5 mil ienes. Mas não podem colocar a faca no lado que bem quiserem. Existe um lugar determinado para o encaixe da lâmina. Com isso, o mesmo bolo é usado para várias festas seguidamente.
No final, os noivos dão presentes de agradecimento. Para as mães, são entregues buquês de flores. Para os melhores amigos, lembranças especiais. Os demais convidados ganham louças e cerâmicas.
No horário combinado, normalmente depois de quatro horas, as pessoas se retiram. Afinal, as festas no Japão têm hora marcada para começar e terminar.
terça-feira, 20 de maio de 2008
O noivo
Uns dizem que o noivo é do Chuí, outros de Santa Vitória, ele diz que é da Barra do Chuí... Mas na real o noivo é cidadão do Mundo... Nasceu para conhecer e conquistar todos os lugares deste planeta...
O noivo já foi garçom e fotógrafo também... No tempo de garçom teve como uma de suas clientes ilustres a Gabriela Sabatini... Não era um garçonzinho qualquer não... e como fotógrafo, um de seus trabalhos foi para a COPERVE, tirando fotos do vestibular da FURG.,... aliás é um ótimo fotógrafo... Acho que foi a câmera digital dele a primeira que vi. Ele apareceu na minha casa, ainda não como namorado da minha irmã, com o sistema mais tosco de scanner que já vi... Era mais ou menos assim, ele enquadrava um foto qualquer na máquina e batia outra foto, e assim ela ficava digitalizada... Tosco, mas a princípio funcionava... Diz ele que neste dia eu ficava encolhidinha num cantinho meio que me escondendo atrás do meu pai... disso eu não lembro, mas tenho que admitir que é possível...
Eu fui a primeira, se não a única, a descobrir que uma das fotos do álbum de fotografias profissionais dele é de uma mosca, e não de uma abelha como costumam pensar... Falando em foto, uma vez ele pegou uma foto minha que tem a noiva e as irmãs no dia do meu aniversário do Mc Donald’s e disse que queria scannear (de verdade, com aquele aparelhinho próprio para isso e tudo) e até hoje não me devolveu.... Cunhadinho... eu não esqueci!!!! Estou esperando a minha fotinho de volta....
Ah... e eu não posso deixar de descrever o meu cunhado como eu sempre costumo dizer... Por favor, não pensem que sou preconceituosa... Eu gosto dele mesmo assim.. rsss... Ele é colorado, petista e pobre... e quer saber, o pior é que duas destas são por opção mesmo, vai entender... O importante é que tem saúde...
Angelo, cuida bem da minha maninha viu? E o meu sobrinho vai ser Gremista!!!!
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Dica de site
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL470817-5598,00-SAIBA+O+QUE+PEGA+BEM+E+O+QUE+PEGA+MAL+EM+CASAMENTOS.html
O G1 fez a semana das noivas com diversas informações, imagens, tendências e costumes de casamentos... Valeu Fernanda!
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Receitinha
Ingredientes:
04 ovos inteiros;
04 colheres (sopa) de açúcar;
01 colher (chá) de fermento em pó;
07 colheres (sopa) de farinha de trigo;
01 xícara (chá) de açucar de confeiteiro;
1/2 xícara (chá)de água morna;
Margarina para untar
Papel manteiga para forrar a forma
Doce de leite para rechear
Preparo:
MASSA
Bata os ovos com o açúcar, até formar um creme leve, junte o fermento e bata mais um pouco. Junte a farinha aos poucos, e misture levemente com uma colher. Unte um tabuleiro grande com margarina, forre com o papel manteiga e unte o papel manteiga. Pingue colheradas pequenas (colher de sobremesa), com espaço entre elas. Asse por cerca de 15 min, ou até dourar as bordas. Desenforme ainda quente.
CALDA
Misture o açúcar com a água para formar uma calda levemente grossa.
MONTAGEM
Passe uma boa quantidade de doce de leite em uma parte, junte com a outra e una apertando um pouco. Banhe na calda e ponha para secar dos dois lados. Ficará uma camada fina de açucar.
RENDIMENTO:
Rende cerca de 30 casadinhos.
sábado, 10 de maio de 2008
A noiva
A Nani é a minha irmã mais velha... e eu sou a mais nova... Então acho que devo despertar nela um instinto meio mãe, de protetora... Quando os nossos pais iam sair, era ela que ficava responsável por cuidar de mim e da Nanda... Quer dizer, ela que ficava responsável em mexer no fogo, na eletricidade e abrir as latas ... É! Os nossos pais iam jantar e a gente fazia um super piquenique com pipoca doce com leite condensado e salgada, negrinho, branquinho, e até massa de bolo para comer crua de colher... Às vezes era ela quem fazia a minha mamadeira, um dia ao mexer o leite ela deixou a colherinha cair ao fundo e eu tive que tomar a “dedeira” com a colher indo para lá e para cá. Desde então, sempre que ela preparava a minha mamadeira deixava cair “acidentalmente” a colher dentro dela.
Às vezes ela era um pouco egoísta, talvez porque eu era pequena demais e ela tinha medo que eu ou Nanda estragássemos as coisas dela... Por exemplo, o disco (aqueles de vinil mesmo) Rádio Pirata ao vivo do RPM ela não deixava a gente nem chegar perto.
Não devia ser fácil dividir um quarto com duas irmãs pequenas... Mas ela ainda tinha o privilegio de dormir na cama de cima, porque era “grande”. Por isso, quando a gente se mudou para a “casa 2” ela foi a primeira a ter um quarto só para ela...
Ela também foi a primeira a ter bichinhos de estimação (o Peri e a Quita – um casal de periquitos). Foi numa pet shop comprando comida para os periquitos que ela levou para casa o Chico, um coelho branco que não parava de comer couve e fazer sujeira. Depois de romper esta barreira que a gente pode ter cachorros em casa. Obrigada Nani!!!!
Eu lembro do dia em que ela fez 25 anos que eu disse para ela que tinha que começar a usar Renew... Xiii.... Este ano já sou eu... rsss
Agora é a vez de ela romper outra barreira, ao se casar ela está abrindo espaço para as
Irmãs da noiva... Agora só faltam os sobrinhos... Mas não te assusta, quando tu ensaiou comigo eu descobri que tu és uma ótima mãe.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Mais Curiosidades
• A cerimônia de casamento como é realizada nos dias de hoje, com noiva e culto religioso, é um ritual que teve inicio na Roma Antiga.
• Registros históricos apontam para o fato de que as mulheres vestiam-se especialmente para esta ocasião. Prendiam flores brancas e ramos de espinheiro aos cabelos e se perfumavam com ervas aromáticas.
• Com o tempo, figurino da noiva foi ganhando novos símbolos, entre eles o véu, uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que na mitologia greco-romana era a protetora do lar.
• O uso do véu foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.
• Durante a Idade Média, as mulheres perderam terreno e escolher o noivo passou a ser uma questão de família. O casamento da época era decidido quando a menina tinha entre três e cinco anos.
• Nem sempre o branco predominou entre os vestidos de casamento. Na era medieval, o vermelho era a cor nupcial preferida pois simbolizava "sangue novo" para a continuação da família.
• Foi com a rainha inglesa Vitória que surgiu a tradição do branco para o vestido de noiva.
• Os primeiros buquês de noivas incluíam além das flores, ervas e temperos.
• As flores tinham, cada uma, seu significado. Hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor.
• A tradição de atirar flores no trajeto da noiva vem dos antigos, que acredivam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.
• A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo. O bom amigo era, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.
• Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, significa afastar o risco da infidelidade.
• A tradição do noivo não poder ver a noiva vestida para a cerimônia é milenar e ainda mais radical em alguns países árabes, onde o casamento é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (que aguarda em outra sala).
• O termo 'lua de mel' tem sua origem nos casamentos por captura. Um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada e a escondia por um mês. Período este onde bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel.
• O bolo de casamento também surgiu entre os romanos da idade antiga. Tinha o mesmo simbolismo dos tempos de hoje: retribuir aos convidados as oferendas e agradecer a presença para compartilhar a alegria de se estabelecer uma nova família.
• A lista de presentes teve início na Idade Média. A noiva recebia doações como animais domésticos, roupas, pedras preciosas, moedas, um cofre, um leito com cobertas e ferramentas.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Curiosidades e Superstições
O bolo
Os romanos costumavam partir uma fatia fina de bolo na cabeça da noiva para assegurar a fertilidade. As migalhas eram recolhidas e guardadas pelos convidados como amuletos de sorte.
Na Inglaterra medieval, o costume era diferente: os convidados traziam pequenos bolos que eram colocados em uma única mesa. No final da festa, os noivos tinham que se beijar por cima da montanha de doces.
Nos Estados Unidos, o primeiro andar do bolo é congelado durante um ano. Na primeira boda, ele deve ser comido pelo casal para celebrar a alegria dos dias vividos e os muitos que ainda virão pela frente.
Vem da França a concepção do bolo de noiva que conhecemos até hoje. Eles foram os primeiros a juntar os diversos bolos em um só e decorá-los com glacê.
Por quê a aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda?
Os egípcios acreditavam que o dedo onde é colocada a aliança possui uma veia que é diretamente ligada ao coração. O formato redondo representa a eternidade (ela não tem começo nem fim), o desejo de vida, a felicidade e o amor eterno.
Tudo branco
Apesar de todo mundo acreditar que a cor branca sinaliza a virgindade da noiva, na realidade, ela é sinônimo de paz e alegria. Na Grécia e na Roma antigas, o povo usava branco em ocasiões especiais como nascimentos e celebrações. Também era comum pintarem seus corpos de branco para as cerimônias de casamentos. Durante séculos o branco foi apenas uma das diversas cores usadas pelas noivas na Europa. Em meados do século XVII, a rainha Vitória, da Inglaterra, apareceu toda de branco em seu casamento e lançou moda. Hoje são raras as noivas que não usam a cor da paz em seus trajes.
Véu = noiva pura
Diz a tradição, que a noiva usa o véu para simbolizar sua virgindade. Por isso, ele é considerado "inadequado" para quem está no segundo casamento.
A fila dos cumprimentos
Não significa apenas educação e etiqueta. Diz a lenda que os convidados devem tocar a noiva e o noivo para receberem sorte. Acredita-se que no dia do casamento, o casal é abençoado por Deus e por isso mesmo pode transmitir bons fluídos para quem tocá-lo.
O noivo carregar a noiva para o quarto
Diz a lenda que se a noiva tropeçar na entrada da casa, a má sorte se abaterá sobre o casal. Para evitar o mau agouro, o noivo deve carregá-la até o leito nupcial.
Pérolas não!
Um colar de pérolas brancas parece o ideal para combinar com o vestido de noiva. Mas, se você for supersticiosa não caia em tentação. Dizem que pérolas são lágrimas. Pelo sim e pelo não, talvez seja melhor não arriscar.
Something old, something new, something borrowed and something blue (algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul)
Em inglês a superstição é uma rima, e diz tudo: você tem que usar pelo menos uma de cada dessas peças para ser feliz.
- o velho simboliza o passado e a continuidade;
- o novo significa optimismo, a esperança e a vida futura;
- o emprestado significa a felicidade que deverá ser partilhada por um casal já casado
- o azul simboliza fidelidade, amor eterno e pureza. Esotericamente, o uso da peça azul visa cortar a inveja das solteiras.
domingo, 4 de maio de 2008
A outra irmã da noiva pegando no pé
E-mail recebido da Nanda dia 3 de maio.
P.S. 1: Se quiserem e-mails privativos, favor informar para eu não correr o risco de ser processada por violação de privacidade...
P.S. 2: Querendo enviar posts para o Blog é só me enviar um e-mail com sugestão ou texto para ser publicado. Conto com a participação de todos: noivos, pais, padrinhos, convidados, padre...
P.S. 3: Uma parte do e-mail foi modificada para não estragar surpresas sobre os convidados dos noivos.
Oi família!
Atualizei nosso planejamento e lista de convidados conforme o e-mail da mãe.
Estamos já entrando na zona dos seis meses!!! Pois é! E pior que a noiva é quem ainda está com pendências do planejamento dos 8 meses.
Noivinha, precisa correr atrás do prejuízo!!!! Manda o noivo se coçar com a lista de convidados, definam os padrinhos e os convidem e não esquece de convidar a daminha! Está tudo com vcs agora!
Para a fase que entramos agora, várias atividades para a mãe e Márcia: buffet, fotos e vídeo e decoração. Já podem ralar nesta. Não esqueçam que RG não tem muitas opções! Para os noivos, definir o repertório musical
Nani e Nanda, precisamos começar a olhar os convites e onde será o dia da noiva (na boa, como RG não tem grandes salões, podemos improvisar alguma coisa legal lá em casa. Tem banheira, podemos chamar a Zara para a maquiagem, a massagista da mãe para o relaxamento e pensar em alguém para o cabelo. Acho que pode ser até mais legal. A Márcia tb é boa nisso, pode ajudar)
Márcia: tem saquinho pra fazer! Não vem com esse negócio de "E eu, a irmã mais nova". Vai entrar na ralação!!!! EEEEeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!
Bjs pra vcs
Fernanda Bahlis
A agenda da noiva!
Olha que chique!!!! A noiva tem agenda organizadíssima... E uma irmã (não eu, a Nanda) pegando no pé de todo mundo para cumprir a risca a organização...
Detalhe: os preparativos começaram faltando sete meses para o casamento (com excessão da igreja, que o Angelo já tinha planejado sem ninguém saber) e a agenda da noiva tem compromissos para 8 meses antes... xiii...
Para os curiosos... a lista:
8 meses antes:
· Faça uma pré lista dos convidados;
· Defina o local da cerimônia;
· Defina o local da festa;
· Defina e convide os padrinhos e madrinhas da cerimônia;
· Defina as damas e os pajens caso necessário;
· Comece a montar seu enxoval.
6 meses antes:
· Defina serviços de foto e vídeo;
· Defina o buffet e o cardápio;
· Pesquise preços e roteiros para lua de mel;
· Pesquise decoração para cerimônia e festa e floricultura;
· Defina o repertório das músicas, a banda ou os músicos necessários e/ou Djs;
· Pesquise preços de convites;
· Pesquise profissionais sobre o dia da noiva
4 meses antes:
· Defina todas decoração, floricultura;
· Defina seu buquê e caso necessário, o da daminha;
· Defina as roupas da madrinhas de altar;
· Definir seu vestido (alugar, comprar, mandar fazer);
· Definir a lista de convidados;
· Fazer os convites e caso necessidade cartões de agradecimento;
· Defina todos os acessórios que irá colocar no dia (brincos, colar, sapato, luva, meias) e defina a grinalda;
· Defina o veículo do casamento;
· Defina os manobristas e seguranças da festa;
2 meses antes:
· Defina a lista de presentes nas lojas aptas para isso;
· Defina as lembrancinhas da festa;
· Distribua os convites da cerimônia e da festa;
· Defina qual regime de bens que será escolhido;
· Defina as alianças;
· Faça uma visita ao ginecologista.
1 mês antes:
· Defina os chás (cozinha ou bar) e defina os presentes, o chá deve acontecer 15 dias antes do casamento;
· Defina as músicas da festa juntamente com o DJ ou com a banda;
· Faça testes de maquiagem, cabelo e o que for necessário;
· Defina a reserva para a noite de núpcias;
· Faça um ensaio da cerimônia, de preferência no próprio local;
1 semana antes:
· Defina quem a acompanhará no dia da noiva com os preparativos e quem pegará o vestido e outras coisas;
· Cheque todos os serviços (decoração, buffet, foto, filmagem, músicos etc)
2 dias antes:
· Faça depilação;
· Faça os pés;
· Defina juntamente com o buffet, os lugares dos convidados na festa
· Faça as malas da lua de mel.
No dia do casamento:
· Escolha uma lugar agradável para passar o dia da noiva;
· Faça mão;
· Faça maquiagem;
· Faça cabelo;
· Coma alimentos leves;
· Ou passe o dia no instituto de beleza de sua preferência;
· Relaxe e boa festa!